Notícias

1ª Edição do evento "Demolabs-Valornatural"

No passado dia 4 de outubro realizou-se a primeira edição do evento "Demolabs-ValorNatural" nas instalações do Brigantia Ecopark em Bragança, um evento que contou com a presença de vários representas de diferentes empresas, assim como com a presença de vários estudantes da área e não só. Durante o dia foi possível proceder à demonstração e disseminação de resultados, bem como potenciar novas ideias e novos desafios!

Mais informações aqui.

 

Reuniões do Conselho de Administração e do Conselho Técnico-Científico

No passado dia 4 de outubro de 2019 decorreram, nas instalações do Brigantia EcoPark em Bragança, as reuniões do Conselho de Administração e do Conselho Técnico-Científico do projeto ValorNatural. No decorrer destas reuniões foram apresentados os principais resultados relativos ao primeiro ano de execução do projeto, bem como o plano de ação para o próximo período.

 

Chá Verde e cenouras podem reverter a demência

Um novo estudo publicado no Journal of Biological Chemistry sugere que cenouras e chá verde contêm compostos que podem reverter os sintomas da doença de Alzheimer, porém para além destes, existem outros alimentos que podem ajudar a reduzir o risco de doença de Alzheimer. Investigadores do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, apresentaram um plano de dieta que inclui esses alimentos. Este plano de dieta, chamado dieta MIND, pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em até 53%.

Mais informações aqui.

 

Organic food Iberia 6-7 de junho de 2019

A Organic food Iberia terá lugar na IFEMA. em Madrid, nos dias 6 e 7 de junho de 2019, uma feira que se dedica à promoção da indústria de alimentos e vinhos biológicos aos mais inflentes compradores do setor. 

Mais informações aqui

 

Plantas identificadas como sendo eficazes contra superbactérias 

Um estudo recente realizado por uma equipa de investigadores da Universidade Estadual de Maringá, no Brasil, descobriram que três ervas comuns que encontramos no jardim: Rosmarinus officinalis, Punica granatum e Tetradenia riparia. têm propriedades antiestafilocócicas, o que os torna eficazes contra o Staphylococcus aureus resistente à meticilina. 

Mais informações aqui

 

Composto natural encontrado nos bróculos poderá suprimir o crescimento de tumor

Em estudos anteriores os bróculos e outros vegetais crucíferos foram associados à diminuição do risco de cancro, uma vez que contêm uma molécula que inativa um gene conhecido por desempenhar um papel importante numa grande variedade de cancros comuns no Ser Humano. Um novo artigo publicado na revista Science demonstraram que o composto natural encontrado nos brócolos suprime o crescimento de tumores em animais de laboratório com cancro.

Mais informações aqui.

 

Sementes GAC exibem ação anti-inflamatória 

Neste estudo, investigadores da Universidade de Sungkyunkwan, na Coreia do Sul, avaliaram os efeitos anti-inflamatórios de saponinas extraídas das sementes de GAC (Momordica cochinchinensis Spreng), uma fruta comestível do sudeste da Ásia, valorizada pelas sua propriedades nutricionais e medicinais. Os resultados das análises químicas e biológicas foram publicados no American Journal of Chinese Medicine.

Mais informações aqui.

 

Reunião Conselho de Administração do projeto ValorNatural

No passado dia 28 de março de 2019 o Conselho de Administração do projeto ValorNatural reuniu no Instituto Politécnico de Bragança, com o intuito de discutir questões relacionadas com o desenvolvimento do mesmo até à data em questão.

 

O projeto ValorNatural marcou presença na Alimentaria & Horexpo Lisboa 2019

Nos passados dias 24, 25 e 26 de março o projeto ValorNatural marcou presença na Alimentaria, que se define como a maior plataforma de negócios para os setores da alimentação, distribuição e hotelaria em Portugal. Sendo assim, foram três dias dedicados a profissionais com a a oportunidade de aceder a um espaço onde esteve congregado a mais completa oferta para os setores já referidos.

Mais informações aqui.

 

O projeto ValorNatural marcou presença na 12ª edição da Qualifica 2019

Nos passados dias 28 de feveireiro e 1, 2 e 3 de março ocorreu na Exponor no Porto a 12ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação e Emprego contando com a presença de diversos expositores e imensos visitantes. No dia 3 de março o projeto ValorNatural marcou presença no stand POCH, apresentando assim os objetivos principais do projeto.

Mais informações aqui.

 

Cogumelo promissor na redução dos sintomas da aterosclerose

A Universidade de Mie, no Japão, realizou um estudo que demonstrou a capacidade dos cogumelos Gargal (Grifola gargal) em atenuar sintomas da aterosclerose, que muitas vezes conduz a doenças cardiovasculares. Os benefícios destes cogumelos centram-se na capacidade de aumentar a imunidade e melhorar os sintomas.

Mais informações aqui.

 

Beterraba mostra potencial para melhorar o desempenho atlético e a resistência 

Um artigo de revisão publicado no HerbalGram suporta o uso da beterraba (Beta vulgaris) como um meio natural para aumentar o desempenho atlético, a resistência e a cognição. A revisão teve como objetivo determinar os mecanismos de ação da beterraba e como ela pode ajudar na saúde cardiovascular e função cognitiva.

Mais informações aqui.

 

Sessão pública de apresentação do projeto mobilizador ValorNatural

Dia 29 de janeiro 2019 foi realizada a apresentação pública do projeto ValorNatural, a sessão decorreu no Brigantia Ecopark às 15:30h. A sessão contou com a apresentação do consórcio do projeto e das principais atividades desenvolvidas. 

Mais informações aqui.

 

Estudo: Curcumina  eficaz no alívio dos sintomas da artrite reumatóide

Resultados demonstraram que pacientes com artrite reumatóide que receberam curcumina, tanto em doses baixas como altas, relataram melhorias significativas nos sintomas apresentados.

Mais informações aqui.

 

Óleo de peixe pode proteger pacientes de alto risco contra ataques cardíacos

O comprimido de ômega 3, chamado Vascepa, reduziu o risco de ataque cardíaco em 25%. Os resultados foram anunciados nas sessões científicas anuais da American Heart Association em Chicago. 

Mais informações aqui.

 

Resíduos de tomate com alto valor nutricional

Estudo avaliou o conteúdo nutricional de resíduos de tomate, e a possibilidade de os reciclar para outras aplicações. Concluiu-se que seria possível a utilização de resíduos para extração de licopeno e beta-caroteno para uso em suplementos alimentares, alimentos funcionais, cosméticos e ainda corantes naturais.

Mais informações aqui.